A nova diretoria do SINTRAPMA realizou reunião com os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias

O objetivo deste encontro realizar um estudo é debater sobre novo piso salarial da Categorial. A direção do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (SINTRAPMA) de Apodi se reuniu na manhã desta segunda-feira (09), com os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.

Na oportunidade foi apresentado aos cerca de 70 presentes, a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (SINTRAPMA) de Apodi. O objetivo deste encontro foi discutir o novo piso salarial da Categorial e montar estratégias para dialogar com o legislativo e Executivo. Na última quinta-feira (05), o Congresso Nacional promulgou a EC 120 (Emenda Constitucional), que institui o piso salarial dos agentes de saúde e de combate às endemias, com um valor de dois salários mínimos (R$ 2.424,00 em 2022).

O texto aprovado garante ainda adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas. De acordo com a Emenda Constitucional N° 120, de 5/05/2022, §7°,  os estados, e os municípios deverão estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho desses profissionais; de acordo com os planos de cada município.

“Essa Emenda Constitucional valoriza nós agentes, profissionais que estão no dia a dia da população, orientando o povo, orientando os moradores sobre como se prevenirem contra doenças e terem qualidade de vida”, afirmou Geovani Soares. A direção do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais (SINTRAPMA), mandou um representante, o Agente Combate às Endemias Geovani Soares para acompanhar de perto a votação no plenário do Senado Federal.